sábado, 27 de Abril de 2024  23:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2005

Rotary contribui com 30 mil vacinas contra a poliomielite


Curia

Pelo menos 30 mil crianças vão ser vacinadas contra a poliomielite nos países mais visados por esta doença devido a um protocolo assinado, na última sexta-feira, entre o Rotary Clube da Curia e Bairrada e o Ministério da Saúde que vai conceder um apoio de 10 mil euros.

Necessidade urgente

O acordo, considerado histórico pelo presidente do Rotary Clube da Curia e Bairrada, João Vasco e Ribeiro, vai permitir que 30 mil crianças sejam vacinadas contra a poliomielite.

Este responsável referiu ainda que, desta forma, “a erradicação desta doença é uma necessidade urgente e que deverá estar concluída em finais deste ano.

“Todos os planos traçado nos levam a acreditar que 2005 é o ano da erradicação total da doença”.

João Vasco recordou que a assinatura deste protocolo surge como o cumprimento de uma promessa feita pelo ministro, há alguns meses atrás.

“É com pequenas coisas que fazemos grandes causas e conseguimos alguma paz. Estas pequenas doações vão ter efeitos muito grandes nos países afectados por esta doença”.

O montante atribuído “é uma contribuição para um movimento bem expandido em Portugal e será aplicado na erradicação de doenças, neste caso concreto da poliomielite”.

Aliás, Luís Filipe Pereira justificou que o ministério a que preside reconhece a importância dos movimentos rotários e o esforço que estes têm feito no combate a esta doença.

Acção de saúde pública

Recorde-se que o Rotary tem empreendido nos quatro cantos do mundo, acções e campanhas em áreas como a educação, a saúde, o ambiente, o combate à fome e à pobreza.

A erradicação da Poliomielite (Paralisia Infantil), licenciada pelo Rotary em 1985, tendo como parceiros, a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF, é considerada a acção de saúde pública mais importante da história da humanidade, tendo sido vacinadas mais de 2 mil milhões de crianças em todo o mundo, dando como erradicada a doença no ano de 2005, altura em que Rotary completa 100 Anos.

A Poliomielite e seus sintomas

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. O mesmo invade o sistema nervoso e pode provocar paralisia total numa questão de horas.
O vírus penetra no corpo humano através da boca e multiplica-se no intestino. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vómitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.
Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®